Como dar conta de tudo?

Por Karla Capozzoli

Quem é que disse que você precisa dar conta de tudo? Ninguém precisa dar conta de tudo!

Desculpe se quebrei sua expectativa, mas isso é impossível.

Como diria Geronimo Theml, o mais importante é você aceitar que nem as suas, nem as minhas, tampouco as tarefas de qualquer pessoa terão fim um dia e que não há nenhum problema nisso.

Sempre vai ficar um e-mail que você precisa responder, ou aquela informação que você esqueceu de atualizar no sistema, coisas da casa para organizar, aquela conta que você precisa pagar, enfim, as tarefas nunca vão terminar, e sempre lembre disso!

Por isso, não se culpe no final do seu dia, se ficaram algumas tarefas ainda por fazer, pendências sempre vão existir!

O que você não pode deixar é de fazer o que é prioridade no seu dia!

Ah mas, como assim prioridade?

Do latim prior (“anterior”), a prioridade faz referência à anterioridade de algo relativamente a outra coisa, seja em termos de tempo ou de ordem. Prioridade é tudo aquilo que vem em primeiro lugar, que tem maior relevância, ou seja, é tudo aquilo que é relevante e faz diferença pra você.

Nem tudo importa igualmente, e ter essa clareza te ajuda nesse processo.

Foque em realizar aquilo que é essencial no seu dia, o que caso você deixe de fazer vai te deixar ainda mais distante dos seus sonhos e objetivos.

Vou deixar aqui 3 dicas que vão te ajudar nesse processo:

  1. Elimine o não essencial. Você precisa escolher, pois se desistir do direito de escolher, será levado pelas prioridades de outras pessoas. Quando cedemos aos desejos de outra pessoa que não se conecta com aquilo que faz sentido pra gente, abrimos mão do nosso poder de escolha, muitas vezes, sem perceber que isso está acontecendo. Quando você se dá conta disso, pode estar seguindo completamente o caminho que outra pessoa escolheu, e não o que você escolheu. E quanto mais clareza você tiver disso, mais fácil será para você dizer não para o que não estiver alinhado com o que você busca e quer pra você!
  2. Comece o seu dia sabendo quais são as suas prioridades. Entrar no seu dia sem saber o que você vai fazer, dar margem para você focar na demanda dos outros e não nas suas. E não só isso, o dia te engole, quando você vê o tempo passou, e você ficou apenas se ocupando. Escolha conscientemente onde focar seu tempo e energia, não abra mão disso!
  3. Pare e reflita: O que é mais importante agora? Quando você tiver com várias coisas pra fazer, e não sabe por onde começar. Pare um pouco, liste todas as suas pendências e organize por ordem de prioridade. E se pergunte, o que você não pode deixar de fazer nesse momento? Normalmente, aquelas tarefas com prazo, você vai precisar priorizar. E para te auxiliar, pensa o que você pode delegar? Essas duas perguntas já vão trazer bastante clareza nesse processo.

E aí, gostou das dicas? Me conta aqui nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima